UTAO confirma alerta do PCP<br>sobre devolução da sobretaxa

«Os dados divulgados pela Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) deitam por terra as promessas do Governo [quanto à devolução, em 2016, de parte da sobretaxa]», nota o PCP. Em declaração pública realizada na segunda-feira, 3, Jorge Cordeiro, do Secretariado e da Comissão Política do Comité Central, sublinhou, no entanto, que a desmistificação do embuste eleitoralista do PSD/CDS é apenas «a espuma da questão», uma vez que «a prática de engano do Governo» já «não constitui novidade».

Dois factos importa, por isso, realçar. O primeiro, é que «essa putativa devolução seria sempre na base de um novo e imenso assalto fiscal imposto aos trabalhadores e à população. Tratar-se-ia de devolver um chouriço depois de roubado o porco», sintetizou o dirigente comunista. Por outro lado, e talvez o facto mais significativo, prosseguiu Jorge Cordeiro, «é que um governo e uma política comprometidos com o aumento dos rendimentos dos trabalhadores e do povo, não pode deixar de inscrever como objectivo fundamental a anulação da sobretaxa a partir de 2016, e não em dois anos, como propõe o PS, ou em três anos, como fazem PSD e CDS». Tem, igualmente, de garantir «a devolução de tudo o que foi roubado», acrescentou.

A UTAO projectou, segunda-feira, que Orçamento do Estado para 2015 pode chegar ao final com um desvio de 660 milhões de euros na arrecadação de impostos, cenário que inviabiliza a promessa de PSD/CDS, anunciada com estrondo e simulador no portal das Finanças.

 



Mais artigos de: PCP

Quem errou que pague

O PCP entende que os professores das AEC não têm de restituir (nem o devem fazer) qualquer valor recebido a título de desemprego, apesar das notificações do Instituto da Segurança Social.

Caso BES/Novo Banco e CGD

O caso BES/Novo Banco, a par de outros desenvolvimentos no sector bancário mostra a incompatibilidade da banca privada e uma política de investimento e de crédito ao serviço de interesses comuns e colectivos, reafirma o PCP.

Pelo esclarecimento

Reagindo às notícias sobre o processo que envolveu as direcções de informação dos três canais de televisão com sinal aberto e os partidos com assento parlamentar, o PCP esclarece que «manifestou inteira abertura e interesse na concretização de uma...

Apoiar o associativismo

Uma delegação do PCP, integrando o deputado Miguel Tiago e os eleitos do PCP na Assembleia Municipal da Amadora Carlos Almeida e Miguel Vidigal, esteve reunida recentemente com a Associação Moinho da Juventude, da Cova da Moura. O principal objectivo da reunião foi conhecer mais de...

«Pluralismo»

No mês de Julho o Conselho Superior da Antena 1 foi de férias e não volta. O único espaço nos diversos órgãos de comunicação social plural (as forças com representação parlamentar tinham cada uma, um dia da semana, uma...